Papa Bento VXI - Maio/2007

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Planejamento do grupo de jovens para 2009

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável” (Sêneca – filósofo romano nascido em 4 a.C.)

Um novo ano chegou!!! Estamos iniciando 2009 para que seja o melhor ano de nossas vidas. Já está na hora de planejar as atividades para o grupo de jovens, não acha?
Como se trata de uma tarefa importante, vale a pena investir tempo para bem executá-la. Que tal marcar uma reunião especialmente para esta tarefa?
Seguem algumas sugestões para facilitar o planejamento.
Garantir que os temas trabalhados tenham continuidade é muito importante para a formação integral do jovem.
Relacionar a programação com o calendário civil e religioso garante que o grupo seja realmente participativo e não fique apenas ocupando espaço na comunidade.
Estas são apenas sugestões. Seja criativo, inove, crie, vá além. Mas lembre-se do motivo de tudo que está sendo feito.

1. Primeiro encontro de cada mês
Reunidos, então, no dia, horário e local combinados, após um breve momento de oração, sugira que o primeiro encontro de cada mês seja reservado para um momento caprichado de oração pessoal e comunitária, possivelmente concluído com a participação na Celebração da Eucaristia.
2. Segundo encontro de cada mês
Proponha que, mensalmente, o segundo encontro tenha um caráter mais prático, destinado a atividades sociais (arrecadação de alimentos, agasalhos, livros, brinquedos etc para pessoas necessitadas; visita a asilos, orfanatos, instituições) ou culturais (apresentações de dança, música, teatro etc) ou esportivas ou promocionais (venda de doces, salgados, pizza, rifa etc; bailes, festas).
3. Terceiro encontro de cada mês
Motive as moças e rapazes a escolher um tema para ser refletido no terceiro encontro de cada mês. Oriente as pessoas para que escolham temas variados, conforme as dimensões da formação integral, a saber: autoconhecimento, relacionamento entre as pessoas, comprometimento sócio-político, vida espiritual e capacitação de lideranças. É bom reservar os temas Maria, Vocação, Bíblia e Missão para os meses de maio, agosto, setembro e outubro, respectivamente. É uma oportunidade a mais que o grupo de jovens de base tem para viver sua comunhão com a Igreja.
4. Último encontro de cada mês
Incentive que a cada mês o último encontro seja missionário. As pessoas que participam do grupo de jovens de base sejam organizadas em equipes para visitar jovens que só participam da Celebração da Eucaristia e jovens que ainda nem participam. O objetivo das visitas missionárias é rezar pela juventude e convidá-la para participar da Igreja e do grupo de jovens de base. O último encontro do mês também pode ser aproveitado para visitar ou receber a visita de grupos de jovens de base de comunidades e paróquias vizinhas.
5. Atividades extras
Que tal o grupo de jovens de base mensalmente responsabilizar-se por uma Celebração da Eucaristia? É um importante serviço a ser prestado à comunidade.
Garanta também que ao final de cada semestre haja um encontro que avalie os resultados alcançados e a motivação das moças e rapazes.
6. Encaminhamentos
Concluída esta reunião e devidamente registrado o planejamento das atividades para o grupo de jovens de base em 2007, encaminhe uma cópia para a equipe de coordenação de sua comunidade e para o pároco de sua paróquia. Assumam também o compromisso de que uma moça ou rapaz mensalmente represente o grupo de jovens de base no CPC – Conselho Pastoral Comunitário e no CPP – Conselho Pastoral Paroquial.
7. Exemplo
ABRIL
01 (Dom.) Oração da Manhã – Tema: “Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo” (João 16, 33b) – 07h30
07 (Sáb.) Missa da Juventude – 19h00
08 (Dom.) Futebol e Vôlei – 09h00
15 (Dom.) Encontro de Jovens – Tema: “Por que tenho medo de dizer quem sou?” – 09h00
19 (Qui.) Reunião do CPP (Matriz Nossa Senhora das Dores) – 19h30
21 (Sáb.) Baile do Branco e Preto – 21h00
29 (Dom.) Visitas Missionárias – 15h00
MAIO – Maria
06 (Dom.) Oração da Manhã – Tema: “Mulher, eis aí o seu filho... Eis aí a sua mãe” (João 19, 26-27) – 07h30
12 (Sáb.) Missa da Juventude – 19h00
13 (Dom.) Visita ao Asilo “Juventude acumulada” – 14h30
20 (Dom.) Encontro de Jovens – Tema: “Maria, Mãe da juventude” – 09h00
24 (Qui.) Reunião do CPC – 19h00
27 (Dom.) Visitar o grupo de jovens de base “Cristo é minha vida” (Comunidade São José) – 16h00

Para refletir:
1. Em sua opinião, quais são as maiores necessidades apresentadas pelo grupo de jovens de base que você participa?
2. O que é possível planejar para 2009 a fim de atender tais necessidades?

Adaptado de www.pjestigmatina.com