Papa Bento VXI - Maio/2007

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Mensagem do Bispo Referencial do Setor Juventude

(É uma mensagem motivante para todos aqueles que atuam na evangelização dos jovens)

Mensagem de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Bispo referencial do Setor Juventude da CNBB, aos Responsáveis Diocesanos da Juventude

Belo Horizonte, 24 de abril de 2008.
Queridos irmãos e irmãs,
discípulos de Jesus Cristo e missionários dos jovens,
presentes neste 1º. Encontro dos Responsáveis Diocesanos da Juventude

Ao final deste encontro não posso deixar de externar a alegria de ter estado com vocês nestes dias tão ricos de experiências, de convivência, de conhecimentos... dias ricos da presença de Deus!
A animação de todos e a partilha de sonhos, preocupações e desafios trouxeram a certeza de que estamos interessados em encontrar, juntos, caminhos de vida para os nossos jovens de hoje.
Cada um, certamente, soube aproveitar bem destes momentos de graça que Deus lhe concedeu e, certamente, vai levando para casa uma bagagem repleta de entusiasmo e propostas de fortalecimento da ação junto ao jovens. Que bom! Deus é maravilhoso nos seus desígnios de amor!
No meio de tantas responsabilidades e atividades que a vida lhes colocou nos ombros peço-lhes que jamais se esqueçam de priorizar a juventude em sua vida, em suas lutas, em seus sonhos, em seu amor, em sua oração. Muitos jovens já se beneficiaram e cresceram por causa da presença de vocês no meio deles. Imaginem o quanto ainda eles se beneficiarão deste fogo abrasador que, neste encontro, foi alimentado pelo Espírito Santo.
Peço-lhes, ainda, que considerem efetivamente – e segundo a sua realidade – isto que segue. São elementos que surgem do meu coração no desejo de que, entre tantas outras coisas, possam dinamizar ainda mais a sua ação junto aos jovens de sua diocese. Eis algumas idéias esparsas que lhes deixo após ouvi-los e senti-los; após refletir e rezar:

1º) Provoquem sempre nos sacerdotes, religiosos e bispos a paixão pelos jovens. Quando amamos verdadeiramente, somos capazes de criar, lutar, sacrificar-se, encontrar novos caminhos.

2º) Abracem o Documento 85 da CNBB como uma grande luz que veio para contribuir com nosso trabalho evangelizador no meio das juventudes de nosso país. Que ele seja lido, estudado, discutido, entendido, e, principalmente, aplicado em nossos planejamentos anuais. Ele não precisa ser aplicado todo de uma vez; mas deve ser acolhido por inteiro, afinal de contas, foi fruto de muitas mãos, de muito tempo e lugar, de muitos corações desejosos de ver nossa juventude feliz.

3º) Desafiem-se a organizar grupos de jovens em todas as comunidades, a partir de tudo aquilo que já se sabe sobre esta proposta pedagógica que deve estar sempre aberta às novas provocações, interesses e necessidades dos jovens. Se conseguirmos isto, já daremos um grande salto de qualidade em nossa evangelização.

4º) Lutem também para que em cada paróquia – se é que ainda não tenha – possua 1 responsável ou uma equipe responsável para pensar ‘juventude’ 24 horas. Pessoas, estas, que possam estar priorizando este serviço em suas atividades e tempo.

5º) Busquem propostas concretas e específicas para atender os adolescentes. Os jovens agradecem esta distinção de atenção, afinal de contas, eles, apesar da proximidade cronológica, vivem momentos diferentes.

6º) Aprofundem e apliquem no projeto de evangelização a magnífica idéia da formação integral. Evangelizar significa dar condições para que todas as dimensões da vida do jovem encontrem luzes e motivações em Jesus Cristo e no seu Evangelho. Auxiliem-no a perceberem que são amados, valorizados, capacitados por inteiro.

7º) Não se desgastem somente com estruturas, organizações, planejamentos, atividades. Às vezes esquecemos de que estar no meio dos jovens, conversar, conviver, chorar juntos, abraçar, orientar espiritualmente, atende-los em Confissão, tem uma força incrível de conquista e de evangelização.

8º) Prestem atenção naquilo que vocês transmitem com os olhares, as posturas, os gestos, os sorrisos, os esforços de coerência, a alegria da busca da santidade. O nosso testemunho de vida é determinante para a evangelização. Os jovens precisam perceber que rezamos, que celebramos, que cantamos, que trabalhamos como expressão de um coração repleto das maravilhas de Deus. Os que estão à frente dos jovens não podem vacilar! Todo cuidado é pouco, afinal de contas, eles querem se apoiar em quem realmente encontrou sentido de vida e vive com sentido. Quantos líderes – leigos, padres, religiosos – esqueceram desta regra máxima do trabalho evangelizador.

9º) Sejam corajosos e constantes em propor aos jovens um caminho de discernimento vocacional. Que nenhum jovem passe por suas mãos sem se questionar sobre a vocação a qual Deus lhe chama. Que nenhum namoro ou casamento ou família sofra conseqüências de nossa omissão em vista desta preparação. Que ninguém deixe de se questionar sobre o chamado ao sacerdócio ou à vida religiosa. Que nenhum projeto de evangelização juvenil omita propostas concretas, consistentes e atraentes de discernimento vocacional.

10º) Empenhem-se por entender a beleza e a simplicidade da proposta do Setor Juventude. Não deixem que este ‘projeto’ de unidade seja prejudicado por preconceitos, precipitações, omissões, vaidades deste ou daquele segmento, desta ou daquela liderança. A unidade, o espírito de família, a comunhão é o grande sonho de Jesus Cristo: “que todos sejam um”. Nossas ‘parcerias’ começam em casa. Vocês já imaginaram a pastoral de conjunto acontecendo no mundo juvenil e sendo motivação e modelo para todas as outras pastorais? Lembrem-se, portanto, de que o SETOR:

a) é espaço de comunhão, diálogo, partilha
b) não é uma estrutura pesada e, muito menos, excludente; é algo simples. Não podemos complicar!
c) é uma opção que o bispo faz para que a unidade diocesana cresça ainda mais. Portanto, uma vez decidido numa diocese, todos os segmentos que trabalham com juventude estão, automaticamente, incluídos nesta dinâmica vital e eclesial.
d) o documento 85 é o seu texto iluminador e motivador
e) nos primeiros encontros é importante estudar juntos este documento 85 e conhecer a riqueza da diversidade dos segmentos presentes na diocese
f) tem a responsabilidade de olhar para dentro e para fora da Igreja. Os destinatários do setor não são somente aqueles que já estão conosco, mas, principalmente, aqueles que estão distantes
g) o Setor é capaz de aumentar a sensibilidade de todos e desenhar propostas eficientes diante da gritante realidade de jovens que estão sendo abandonados, dizimados, excluídos, empobrecidos, violentados em nossa sociedade. A nossa união será uma força incrível para contemplar esta realidade, profetizar a vida plena e reivindicar ações concretas da Igreja e da Sociedade em vista da vida digna destes nossos jovens-irmãos.

Acho que era isto que gostaria de registrar e deixar para vocês.
Deus continua contando conosco principalmente neste mutirão em vista de “resgatar no coração de todos a paixão pela juventude” (Doc 85, 205). Vamos nessa?
Beijos e abraços de quem os carrega no coração e na oração; de quem acredita na criatividade, no ardor e no amor que foram alimentados nestes belos dias de convivência em vista do bem de nossa juventude.
Deus seja louvado e abençoe intensamente a todos vocês, principalmente ao P. Gisley, a Equipe central de coordenação e todos aqueles e aquelas que não mediram esforços em fazer acontecer este 1º. Encontro Nacional dos Responsáveis Diocesanos pela Juventude!
Maria, a jovem de Nazaré, nos acompanhe nesta busca de constante rejuvenescimento de nossos corações, nossas atividades, nossa missão.

Até qualquer hora.

+ Eduardo Pinheiro da Silva, sdb

Bispo referencial do Setor Juventude da CNBB