Papa Bento VXI - Maio/2007

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Educação na Fé - Etapa 2

2 -COMUNIDADE
Nesta etapa, trabalha-se a eclesiologia: o sentido de pertença à Igreja. Precisamos cultivar um sentido-de-pertença-à-Igreja da mesma maneira que pertencemos a uma família. Faz parte de nossa identidade de cristãos.
O jovem deu o primeiro passo ao sair do seu isolamento para entrar no grupo. No grupo aprendeu a se relacionar com os outros e a cultivar certos valores essenciais para o trabalho de equipe. O Evangelho e a pessoa de Jesus Cristo são entendidos e aceitos sob nova luz. Num ambiente de grande afetividade a fé é percebida como algo que ajuda a formar um quadro de referência para a nova identidade que se está construindo. A fé é percebida como dando um sentido para sua vida.
Agora o jovem dá outro passo. Rompe o círculo restrito do grupo e se abre para a realidade mais ampla da comunidade paroquial ou comunidade de base. Aqui a paróquia é a primeira referência para a maioria dos jovens. Não se trata do único lugar onde se pode evangelizar os jovens, mas continua sendo importante enquanto não há outras estruturas comunitárias que os acolham.
Os jovens mudam uma visão negativa da Igreja através do contato com uma experiência religiosa significativa mais do que através de estudo da teologia da Igreja. A vivência de comunidade possibilita uma visão mais ampla. Assim, na medida em que o jovem participa da missa, da vida da comunidade, das festas, dos cursos e matem contato com os adultos e lideranças, ele vai descobrindo uma dimensão agradável da Igreja: a Igreja como comunidade de pessoas que se querem bem. "A Igreja somos nós" é a expressão que melhor resume a consciência nesta etapa. A Igreja agora tornou-se algo significativo e atraente.