Papa Bento VXI - Maio/2007

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Teatro: Bíblia - Fonte de Vida!


Teatro para o mês da Bíblia. Pode ser adaptado para diversos momentos e locais.
São necessários ao menos 10 personagens.
Material: folhas xerocadas da Bíblia e música de fundo.

(O personagem Luis se apresenta trajado com folhas da bíblia - coladas em seu corpo)

Luis: Os cristãos têm nas mãos um grande tesouro: a Bíblia. Ela é a força de cada cristão e da Igreja.Mas não é sempre dessa forma que é vista a Sagrada Escritura. Em muitos casos, ela passa de fonte de vida para se tornar apenas uma fonte de pesquisa. Vejam só.

(O jornaleiro está gritando no palco. Entra uma senhora)

Jornaleiro: Extra! Extra! Surgem novas descobertas a respeito da formação da Bíblia.
Extra! Leiam jornal de hoje!

Senhora: O que Menino? É isso que o jornal de hoje está dizendo a respeito da Bíblia? Dê-me um exemplar.

Jornaleiro: Sim senhora. (Entrega o jornal) Mas, perdoe-me a intromissão, a senhora Iê a Bíblia?

Senhora: Eu tenho muita fé, mas quase não tenho tempo de ler a Bíblia.

Jornaleiro: É muito estranho! Como é que a senhora tem fé se não lê a Palavra de Deus?

Senhora: Ah, mas olha só! Já quer me dar lições? Eu sou muito mais experiente do que você, seu moleque!

Jornaleiro: Desculpe-me senhora. Sou apenas um jornaleiro que já aprendeu na catequese que na Bíblia está presente o próprio Cristo! Longe de mim faltar-lhe com o respeito!

Senhora: Vá, vá vender seu jornal, menino, e não perca tempo!

Jornaleiro: (Balança o ombro) Extra! Extra! Surgem novas descobertas a respeito da formação da Bíblia. Extra...

(Saem e entra Luis)

Luis: Entenderam?! E isso que está acontecendo hoje. Há algum tempo atrás falávamos em tirar a Bíblia do armário para limpar a poeira. Isso mesmo. Pura ignorância! A Palavra de Deus, para o homem e a mulher de fé, é para ser lida, meditada, levada a sério, já que ela apresenta a história de um povo que lutou, guiado pela máo de Deus em seu processo de libertação. Trata-se da história mais importante do mundo, que deve ser conhecida por todas as pessoas dos cinco continentes.

(Sai Luis - sobe o volume de uma trilha musical enquanto entram umas pessoas com a Bíblia aberta na mão)

Geovani: A Palavra de Deus é luz!

Cleidir: Sim, Ela ilumina nossos caminhos para uma vida coerente e fiel aos planos de Deus.

Jocimare: A Palavra de Deus é uma semente!

Fábio: Ela faz germinar em nossos corações as virtudes dos homens de bem.

Mauri: A Palavra Deus é fortaleza!

Paulo: Ela ajuda a superar as provações impostas pela sociedade materialista em que vivemos.

Dante: A Palavra de Deus é como água pura!

Cláudio: Ela limpa nossos corações de toda maldade.

(As pessoas descem no meio do público para que os presentes toquem a Bíblia, com gesto de respeito, enquanto se canta um canto bíblico. Terminado o canto entra Luis)

Luis: Na segunda carta de São Paulo a seu amigo Timóteo, assim fala o apóstolo:
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito e capacitado para toda boa obra"

(Entram pessoas que, entrevistadas, dão seu testemunho sobre a Bíblia)

Luis (Entrevistador): Amiga Nilce, você que é catequista de nossa comunidade, o que tem a dizer a respeito da Bíblia?

Nilce: Foi através da leitura da Bíblia que a minha família descobriu o valor da união e do amor a Deus,

Comunidade: (Três pessoas) Senhor, tua Palavra é luz para nosso caminho!

Luis: Mário, você já mostrou-se inconformado por sua filha ter mudado de religião. É verdade?

Mário: Sim, mas a Palavra de Deus ajudou-me a perdoar também a esta minha filha que há muito tempo eu não aceitava em minha casa.

Comunidade: (As mesmas três pessoas) Senhor, tua Palavra é luz para nosso caminho!

Luis: Nelson, sei que você participou de um grupo racista. O que Ihe fez mudar de opinião?

Nelson: Você lembrou-me um tempo triste da minha vida. Mas, graças a Deus, lendo a Bíblia, no grupo de reflexão da minha rua, aprendi a amar as pessoas sem
distinção.

Comunidade: (As mesmas três pessoas) Senhor, tua Palavra é luz para nosso caminho!

Luis: E você Virgínia, que preside a Associação pelo Matrimônio sem Violência, o que tem a dizer a respeito da Bíblia?

Virgínia: Amigo Luis, posso Ihe afirmar que foi mesmo através da leitura orante da Bíblia que descobri meu lugar junto às mulheres maltratadas no casamento.

Comunidade: (Sempre as três pessoas) Senhor, tua Palavra é luz para nosso caminho!

Luis: Dona Maria, você que vive diariamente em sua casa atendendo a sua família, tem algo a dizer a respeito da Bíblia?

Maria: Posso Ihe afirmar que a fé que tenho em Deus e em sua providência vem do carinho com que leio e rezo diariamente a Sagrada Escritura.

Canto: (Todos os atores). Toda Bíblia é comunicação...

Luis: Como vocês viram, é este mesmo o lugar que a Bíblia deve ter em nossa casa e em nossas vidas. Ela é a luz de Deus em nosso cotidiano marcado por alegrias, mas também por muitos obstáculos. Nela está a sabedoria de Deus que sempre se preocupa em guiar seus filhos. Quando proclamada na assembléia, a Bíblia é o próprio Deus falando para a comunidade dos cristãos.

(Entram todos os participantes e, dando-se as mãos, rezam juntos)

A oração pode ser projetada numa parede

Oração: Pai nosso, vosso Filho Jesus nos ensinou a chamar-vos de Pai e ensinou-nos que a sua Palavra é capaz de transformar o mundo e torná-lo um Reino de igualdade e paz. Despertai em todos os povos, principalmente naqueles que um dia disseram "sim" ao teu chamado, o desejo de ler e meditar as Sagradas Escrituras, encontrando nelas o Espírito vivificador que torna novas todas as coisas. Dai-nos o dom do discernimento e o ardor missionário de que precisamos para anunciarmos a todas as pessoas a Boa Nova da salvação. Amém

Canto (Todas os atores) É como a chuva que lava...

Por: Etoki Caldeira de Amorim
em www.pime.org.br